domingo, 14 de junho de 2009

1º Período

No âmbito da disciplina de desenho, foi-nos dado como principal objectivo a atingir, expor os nossos três trabalhos finais, explorando a técnica da grafite, num espaço absolutamente modificado e aproveitado por nós. Inicialmente escolhemos uma fotografia nossa, ao nosso critério, para elaborarmos um auto-retrato numa folha de cartolina, ampliando-a e tirando proveito das suas sombras para criar zonas claras/escuras no papel.



De seguida, o segundo trabalho consistiu em escolhermos uma outra fotografia, de alguém que gostássemos por exemplo, aplicando a mesma técnica mas com uma estrutura diferente. Eu escolhia fotografia da Penélope Cruz porque chamou-me a atenção quando estava a folhear um catálogo de publicidade. Notei que tinha bastante expressividade, que transmitia beleza e que podia resultar bem, trabalhada com grafite. Quanto à estrutura, cortámos a cartolina em seis pedaços para podermos misturar as peças e contrastar os tons de preto e branco da grafite, com os quadrados de todos os outros trabalhos na exposição.



No terceiro trabalho, escolhemos outra fotografia, desta vez uma paisagem panorâmica e ainda com uma estrutura inteiramente diferente das anteriores. Eu escolhi uma paisagem da Escócia, de um castelo, visto que foi a minha primeira viagem e pensei que atribuía um “toque pessoal” ao trabalho. Desta vez a estrutura foi uma folha de cartolina cortada ao meio, na posição horizontal. Juntaram-se ainda as duas metades, para facilitar a vista panorâmica.

Pessoalmente, gostei imenso deste trabalho, talvez por ter sido o primeiro, mas penso que melhorei claramente a minha capacidade de desenhar a partir da observação. Senti alguma dificuldade no inicio, mas penso que seja normal, pois foi a primeira vez que tive que ser eu a desenvolver um trabalho como este, sozinha, apesar da boa colaboração da professora, que foi indispensável para começar.

Como referi, este foi o meu primeiro trabalho, o primeiro passo da nossa evolução e o produto final (a exposição) superou as expectativas de todos. Foi mais um trabalho colectivo, mas resultou perfeitamente e mostrámos que somos uma equipa que pode, e irá certamente, crescer de forma unida, contando sempre com a ajuda de todos.

1 comentário:

  1. ao menos pareces tu... cá eu se tentasse desenhar qualquer coisa, pfff.... sairia parecido com um cão ou com a serra d'aira ou coisa que o valha...
    Gosto dos teus trabalhos!

    bjs
    gustavo faria

    ResponderEliminar