Pastel de óleo
O pastel de óleo é um material que se adapta melhor às características que queremos atribuir ao desenho (pequenos pormenores, relevos), do que propriamente os outros materiais. Adere com facilidade ao papel e permite misturas de cores que se depositam numa camada mais grossa e pastosa ou mais fina, conforme se pretender. Foi mais fácil trabalhar com ele, visto que é mais manuseável e permitiu que a minha mão o guiasse mais seguramente, ao contrário do pastel seco.
Pastel seco
O pastel seco oferece possibilidades enormes de tratamento plástico. Tem grande estabilidade cromática, mistura-se muito facilmente e produz com espontaneidade trabalhos de uma suavidade muito particular. Não tem os inconvenientes dos materiais que necessitam de secar. Os pastéis secos têm apenas um inconveniente, uma vez depositados no papel existe alguma dificuldade em apagar sem se deixar vestígios. Foi um pouco mais complicado trabalhar com este material porque não consegui bem dar o rigor das fotografias aos desenhos.
Tinta-da-China
A tinta-da-china é muito negra, tem grande poder de cobertura e quando seca é indelével. É utilizada, normalmente, com um pincel o que dificultou um pouco a intenção que tinha de dar forma rigorosa aos trabalhos.
Aguarela
A aguarela caracteriza-se pela transparência das suas cores. Apesar de ter sido pouco aprofundada neste período, chegámos a entender que é uma técnica de grande dificuldade e que exige uma aprendizagem demorada de forma a conseguir resultados de qualidade.
O teu blogue é horrível :D
ResponderEliminarGosto tanto do sapato =3